5 vezes em que óvnis foram vistos no Brasil
No país, já foram registrados mais de 700 objetos não identificados pelos céus. Separamos cinco casos de revoadas de óvnis pelo país que movimentaram a imaginação popular e foram criativamente explicados pelos brasileiros. Confira!
Por Amanda Stabile
17|02|2023
Alterado em 17|02|2023
Recentemente, o sobrevoo de Objetos Voadores Não Identificados (óvnis) pela América do Norte tomou os noticiários e preocupou o governo americano. Por fim, os objetos foram derrubados por ordem de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e identificados como balões chineses de altitude enviados para coletar dados sobre o país.
Apesar da aparição de óvnis não indicar a existência de seres extraterrestres, antes da descoberta dos balões, o acontecimento reacendeu a discussão sobre estarmos ou não sozinhos no universo.
No Brasil, já foram avistados mais de 700 objetos não identificados pelos céus, de acordo com o relatório do Ministério da Justiça e Segurança Pública de 2018. Separamos cinco casos de revoadas de óvnis pelo país que movimentaram a imaginação popular e foram criativamente explicados pelos brasileiros. Confira:
1- O fenômeno chupa-chupa na Amazônia
Manchete do jornal A Província do Pará exibe foto e relatos de algumas vítimas.
©Acervo Operação Prato
Em 1977, moradores de Colares, município do interior do Pará, e de povoados próximos, relataram a ocorrência de fenômenos inexplicados, como feixes de luz no céu que atacavam os habitantes. Em consequência, as pessoas ficavam paralisadas, pálidas e com queimaduras. Elas afirmavam, inclusive, que seu sangue havia sido sugado.
Após os avistamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) desenvolveu um esquema para investigar os casos, missão sigilosa nomeada como Operação Prato. A FAB documentou os fenômenos na região por mais de 120 dias, porém não houve um posicionamento oficial definitivo sobre o ocorrido.
2 – Noite oficial dos óvnis
Registro de suposto óvni feito pelo fotógrafo Adenir Britto.
©Acervo Jackson Camargo
Em maio de 1986, 21 pontos de luz foram vistos no céu de São José dos Campos, município do interior de São Paulo. Os objetos desconhecidos foram detectados pelo radar da torre de comando do aeroporto da cidade. Cinco caças da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados para “combater” os alvos. Mas, até hoje, não há conclusões sobre o que eram as luzes ou o que aconteceu naquela noite.
3 – ET de Varginha
As irmãs que teriam avistado o ET de Varginha.
©Polícia Militar/Wikimedia Commons
Há 27 anos, em 1996, a cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais, passou por um incidente que foi amplamente divulgado na imprensa brasileira. Três jovens moradoras da cidade afirmaram ter visto um extraterrestre enquanto atravessavam um terreno baldio. Segundo elas, ele era baixinho, tinha pele viscosa, olhos vermelhos e os braços compridos.
Alguns dias antes do ocorrido, Carlos de Souza, empresário e piloto de ultraleve, também afirmou ter presenciado a queda de uma nave. Segundo ele, viu um artefato alongado e sem asas a menos de 15 km do trevo que liga a Rodovia Fernão Dias à estrada que dá acesso a Varginha.
Apesar da investigação do Exército ter concluído que um morador da cidade foi confundido com um extraterrestre, o caso é até hoje alvo de investigações independentes.
4 – Óvnis em Guarabira
Um dos óvnis vistos em Guarabira em 1996.
©Reprodução/Eduardo Metroviche
O município de Guarabira, há 100 km de João Pessoa, capital da Paraíba, foi palco de inúmeros relatos de aparecimento de óvnis em 1996. Na época, era difícil encontrar moradores que não tinham histórias sobre objetos misteriosos no céu para contar. A Assembléia Legislativa da Paraíba realizou, inclusive, uma sessão especial para debater o suposto aparecimento de óvnis em dez municípios do estado.
5 – Óvnis no Sul do país
Imagens do grupo de satélites Starlink.
©Observatório Espacial Heller e Jung
Entre outubro e novembro de 2022, objetos estranhos e brilhantes foram avistados por pelo menos oito dias próximos a aeroportos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Alguns relatos de pilotos de aviões descrevem óvnis com luzes de cor azul, que se acendiam e apagavam, e giravam nas alturas.
Após analisarem imagens de diferentes fontes e relacioná-las com dados de bases nacionais e internacionais, especialistas explicaram que a hipótese mais provável é que os objetos sejam satélites do grupo Starlink G4-36, que se deslocam em órbita baixa. Eles apontam que, no final de outubro, 54 desses equipamentos passaram pelo Rio Grande do Sul.